quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Inclusão da temática afro-brasileira no currículo escolar

Sabemos que é fundamental para a formação cidadã dos nossos alunos, o reconhecimento e a valorização de História da África e dos africanos. Mas, sabemos também o quanto é complexo esse tema.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para e Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana. “(...) a educação das relações étnico-raciais impõe aprendizagens entre brancos e negros, trocas de conhecimentos, quebra de desconfianças, projeto conjunto para construção de uma sociedade justa, igual, equânime.”
Mas não podemos esquecer que o número de profissionais habilitados para trabalhar com esse tema é bastante reduzido e que a escola e o currículo escolar não garantem por si só o fim das desigualdades sociais entre brancos e negros, do preconceito, da discriminação e do racismo existentes em nosso cotidiano.
A escola precisa desenvolver projetos que visem à educação continuada dos professores, e à troca de informações e experiências sobre ensino, currículo e didática dos estudos afro-brasileiros e africanos.
Nesse sentido, a formação continuada vem de encontro a estas expectativas, formando professores capazes de trazer à cena contemporânea as várias dimensões da questão do ensino da História e cultura afro-brasileiras e africanas. Essas dimensões, devem tomar conta de todo o ambiente escolar.
Conforme a lei nº 10.639, os conteúdos referentes à História e cultura afro-brasileira deverão ser ministrados na âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística, Literatura e História Brasileira.

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