Depois de tanto ler e ouvir falar em pessoas com necessidades especiais, resolvi pesquisar como surgem os vários tipos de deficiência. E descobri que há vários fatores que podem provocar as deficiências. Por exemplo: em países com baixo padrão de higiene e saúde e desinformação da população, entreos quais se inclui o Brasil, as crianças podem ser afetadas ainda no período de gestação, por bebidas alcoólicas, fumo, remédios indevidos, doenças infecciosas e má nutrição de mãe. A deficiência que mais se manifesta é a mental: o cérebro ainda em formação corre o risco de ser prejudicado por esses fatores. Há doenças hereditárias que podem provocam deficiências como a síndrome de Down, visual, auditiva, física.
Depois do nascimento, as deficiências podem também surgir de doenças; sarampo(mental), poliemielite(física), glaucoma(visual). Ou, ainda, de traumatismo em acidentes. Mas há como prevenir as doenças, esclarecendo as pessoas, implantando um sistema eficaz de saúde e higiene e ainda através de campanhas de vacinação. Como podemos ver, muitas dessas deficiências poderiam ser evitadas se os governantes investissem em saneamento básico,saúde e campanhas de prevenção. As populações menos favorecidas são as mais atingidas. Não possuem condições de morarem em lugares onde exista infra estrutura e convivem com todo tipo de doenças e contaminações, deixando vunerável as mulheres grávidas, colocando em risco a vida do nenê.
Mas não podemos esquecer, que muitas doenças que provocam deficiências já foram extintas por campanhas de vacinação feitas pelo governo, como no caso da poliomielite e sarampo.
É uma pena que o governo não investe mais, para que não haja tantas pessoas como deficiências.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Legal sua iniciativa Liria :-)
Mas olha só, complete esta postagem colocando suas fontes de pesquisa, ok?!
Beijos
Melissa
Postar um comentário