sábado, 13 de junho de 2009

O nazismo não acabou

Ao reler o texto de Kant ' Sobre e Pedagogia" e o texto do Adorno pude perceber que a educação vem primando ao longo dos anos por formar homens disciplinados, cultos, prudentes e que tenham princípios morais. Em fica a pergunta: Porque houve tantas atrocidades na segunda guerra mundial, sabendo que tanto Hitler quanto seus seguidores eram cultos, disciplinados, prudentes e com formação moral?
Hitler, por ter sido um líder, conseguiu manipular e convencer as pessoas que suas idéias fariam com que aparecesse uma raça melhor.Ele trabalhou em cima de cinco idéias que deram origem a todas as atrocidades da época. Ele acreditava que após os massacres, nasceria um mundo melhor e em nome da ciência ele e seus seguidores fizeram experiências horríveis.Esterilizaram os pobres, negros,judeus e não contente com isso, matavam os deficientes, com gás, que posteriormente foi usado nos campos de concentração.Também havia o ódio que vinha de vários séculos, principalmente sobre o povo judeu, porque a igreja culpava os judeus pela morte de Cristo e Hitler pensava que acabar com eles era justo, correto. Como os judeus não tinham uma pátria, eles, aos olhos nazistas, eram perigosos pois poderiam se apoderar da Alemanha. Por isso Hitler propagou o nacionalismo, o amor a pátria.Ausschwitz era uma fábrica de matar, tinha a capacidade de queimar 4756 corpos por dia. Usaram toda tecnologia moderna da época em nome do progresso. E por fim Hitler sonhava em criar um mundo mais puro, mais harmonioso, mais belo.Esses fatos mostram claramente que tanto Hitler quanto seus seguidores eram pessoas que tiveram uma formação educacional de qualidade. Mas quando há dentro da sociedade um líder, ele pode influenciar, tanto negativamente como positivamente, nos demais. Por isso, nós como educadores, temos que ser líderes positivos com nossos alunos, para que sejem disciplinados, cultos, prudentes e com virtudes morais. E que usem isso para o bem comum.

Um comentário:

Melissa disse...

Achei ótima tua postagemn Liria, penso apenas que faltou especificar, no teu entendimento, o que são líderes positivos e o que você entende por bem comum. São conceitos que ficaram abertos.

Beijos
Melissa