quarta-feira, 8 de abril de 2009
Educação de pessoas com necessidades especiais
A constituição garante a todos o acesso à escola. Na convenção de Guatemala, um documento promulgado no Brasil por decreto de 2001, reafirma que as pessoas com deficiência tem os mesmos direitos e liberdades que as demais. A construçao de uma sociedade mais inclusiva exige mudanças de idéias e práticas. A inclusão não é somente admitir a matrícula das crianças com necessidades especiais, isso nada mais é do que cumprir a lei. A inclusão se dá quando são oferecidos serviços complementares, adotando práticas criativas na sala, revendo posturas, com professores qualificados para atender essas crianças.
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Um comentário:
Oi Liria
A professora Liliana constuma recomendar um autor do qual ela gosta muito, (Mittler) que diz que a inclusão não se trata de colocar crianças na escola...que é muito mais do que isso...vai muito mais além...significa em transformar escolas "para torná-las mais responsivas às necessidades dos seus alunos" em ajudar seus professores a aceitar a responsabilidade pela aprendizagem dos seus alunos e em dar suporte para que eles possam realmente cumprir sua tarefa...e ainda finaliza dizendo:
A inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, uma
estrada sem fim, com todo tipo de barreiras e obstáculos, alguns
dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações (Mittler, 2003, p.21).
Vale a pena dar uma lida ;-)
MITTLER,, M. Educação Inclusiva.Portor Alegre: ArtMed, 2003.
Beijos
Melissa
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