Para piaget" vida é, em essência, autoregulação".E isso é feito por adaptação e por organização.
A adaptaçaõ é a capacidade de assimiliação e da acomodação. Na assimilação a pessoa se vale das estruturas psíquicas que já possui, e na acomodação ele constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio.
Essas construções seguem um padrão em idades,que são os estágios da evolução do raciocínio: o sensório motor,pré operatório,operatório concreto e o operatório formal.
No sensório motor, que vai de 0 a 2 anos, a criança age por reflexo. Ele vê um objeto, pega e normalmente leva à boca.
No pré operatório, que vai dos 2 aos 7 anos, a percepção é golbal, sem discriminação de detalhes. É a fase do egocentrismo. ao se dar à criança duas bolinhas de massa iguais e dae-se a uma delas, uma forma diferente ela não tem condições de perceber que a quantidade de massa continua igual.
No operatório concreto, dos 7 aos 12 anos, a criança diferencia aspectos e é capaz de refazer a ação.
E no operatório formal, dos 12 anos em diante, a criança trabalha com a abstração, com a lógica da idéia.
Sabemos que as idades relacionadas a cada estágio não é uma coisa fixa. Pode variar de indivíduo para individuo. Mas, são parâmetros para entendermos as condutas dos nossos alunos frente a problemas e situações que aparecem no seu dia a dia.
domingo, 26 de abril de 2009
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