Quase no final do graduação e com tantas aprendizagens novas adquiridas, gostaria de fazer algumas colocações quanto a tudo que estudamos até agora.Durante todo o curso se discutiu muito o papel do professor e sua performance em sala de aula. Vimos que o professor precisa fascinar, deslumbrar as crianças, jovens e adultos. Que deve ser empreendedor e criativo usando técnicas variadas e aplicando uma avaliação qualitativa. Mas não podemos esquecer que vivemos num país que tem milhões de crianças e jovens com fome e outras carências. Que muitas crianças não tem o que vestir e muito menos como ir a escola. E não precisamos ir para outos estados ver essa realidade. Na minha escola tem alunos com grandes dificuldades de aprendizagem causada pela desnutrição. São crianças que não tomam um café antes de irem para a escola. Como irão aprender de estômago vazio? Outros , por passarem a noite em claro, envolvidos com brigas em casa, tráfico, chegam na sala de aula e dormem em cima da classe.
Também não podemos esquecer da maioria dos professores, que muitas vezes, nem eles estão encantados com a realidade que enfrentam. Vivemos a era da propagada gestão democrótica, porém ao professor não é dado o direito de participar dessa gestão.
Penso que o sucesso da educação não está na mudança nem no método que se propõe, mais em, o governo investir mais em infraestrutura, em ofertas de emprego, e logicamente em uma maior valorização dos professores, para que todos tenham uma qualidade de vida melhor e consequentemente os resultados da educação irão surpreender.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
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