O educador e o educando da EJA são pessoas com perfis diferenciadas dos professores e dos aluno do ensino regular.O aluno da EJA é um aluno que têm histórias, vivências e saberes próprios. Não são desprovidos de saberes, mas que por algum motivo, não frequentaram a escola e por isso não dominam a leitura e a escrita. Por isso, muitas vezes sentem-se inferiorizados e com vergonha de frequentarem a escola. Portanto , o professor, que trabalho com esses alunos, precisa estar consciente que têm alunos especiais em suas mãos. Ele precisa, inicialmente, trabalhar a auto estima desses alunos. Ser alguém que faça a diferença para eles. Ser professor da EJA é saber que não existem fórmulas prontas. Que o conhecimento do professor,, quanto do aluno, precisa ser discutido, analisado e avaliado.É no compartilhar das experiências e vivências que cada um vai se apropriar do que realmente interessa ou é importante para si. É nas experiências que o professor e o aluno se constituem com autores de sua própria história e também aprendem consigo mesmo e com os outros. Sabe-se que o aluno aprende melhor quando o aprender não é considerado apenas como um ato cognitivo, e sim como uma vivência vinculada a construção do sentido, relacionada a própria pessoa, aos outros e ao mundo.
Então, a constituição de se tornar professor da EJA, é pensar mais do que nunca,que é fundamental criar novos meios de conhecer e de relacionar seu conhecimento com o conhecimento dos seus alunos. Só assim o professor da EJA estará proporcionando que seus alunos sejam cidadãos capazes e conscientes da sua importância na sociedade.
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