quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Projeto de aprendizagem

Para ilustrar o que é trabalhar com PA ou usar a metáfora do andaime e escrita pelo psicólogo Jerome Bruner. "Assim como o construtor arma o andaime para estruturar paredes, retirando-o após o trabalho concluído, nós devemos dar pistas para os alunos levantar hipóteses, fazer previsões, desafiando-os para que criem autonomia para pesquisar sobre um determinado assunto,por curiosidade, por prazer. O papel do professor num PA é o de promover situações, desafios para que se confirmem e se concretizem as questões e dúvidas levantadas. Assim, a construção se estrutura e os andaimes só serão retirados quando o prédio estiver edificado e o conhecimento solidificado."(Língua Portuguesa-Coleção curumim. p.7) Como na construção o trabalho é coletivo,num PA também deve haver a socialização, a criação de situações de partilha, de soma, de compromisso com os colegas, aprendendo com isso, a respeitar a opinião do outro. Assim, as portas para uma aprendizagem permanente, seja nos anos escolares, seja depois, se abrirão para o aluno.

2 comentários:

Melissa disse...

Liria :-)
Duas colocações:
1- na primeiro frase logo após PA a palavra seria VOU no lugar de OU? Ficou faltando um V?
2- Qual a relação de teu comentário com a metáfora de Jerome Bruner? Ele fala em apoiar o aluno na construção de suas hipóteses e tu fala do trabalho em grupo... Não entendi! Podes, por favor, explicar como esta metáfora te levou a refletir sobre trabalho em grupo?

Beijos
Melissa

liria disse...

Melissa! Me desculpe a minha ignorância, mas mas acho que ficou bem claro a comparação da construção de andaimes e um PA. Não podemos construir uma casa sem um estudo e sem estrutura e nem um PA sem estrutura. Com vamos fazer que nosso aluno crie hipóteses sem não darmos suporte a ele? E um PA não é um trabalho em grupo, coletivo como de uma construção e os suportes, tanto de material concreto quando do conhecimento, não se solidificam no final das duas obras? Não vejo sentido no teu questionamento.