quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Projeto de aprendizagem
Para ilustrar o que é trabalhar com PA ou usar a metáfora do andaime e escrita pelo psicólogo Jerome Bruner. "Assim como o construtor arma o andaime para estruturar paredes, retirando-o após o trabalho concluído, nós devemos dar pistas para os alunos levantar hipóteses, fazer previsões, desafiando-os para que criem autonomia para pesquisar sobre um determinado assunto,por curiosidade, por prazer. O papel do professor num PA é o de promover situações, desafios para que se confirmem e se concretizem as questões e dúvidas levantadas. Assim, a construção se estrutura e os andaimes só serão retirados quando o prédio estiver edificado e o conhecimento solidificado."(Língua Portuguesa-Coleção curumim. p.7) Como na construção o trabalho é coletivo,num PA também deve haver a socialização, a criação de situações de partilha, de soma, de compromisso com os colegas, aprendendo com isso, a respeitar a opinião do outro. Assim, as portas para uma aprendizagem permanente, seja nos anos escolares, seja depois, se abrirão para o aluno.
Aprendizagens
Quando o aluno chega à escola, traz consigo uma leitura do mundo e da linguagem escrita, traz um saber que não pode ser ignorado. Isso deve ser levado em conta, tanto para os alunos que iniciam na Educação Infantil, quanto alunos da EJA. Eles já dominam a linguagem oral,porque são falantes da língua portuguesa, sabem ler logotipos, outdoors, identificam algumas letras etc. Assim, não podemos mais olhar nossos alunos como uma tela em branco, mas sistematizar o conhecimento que eles trazem consigo. E para que os alunos consigam sistematizar esses conhecimentos, o professor é fundamental. É ele que possibilita a interação dos alunos com o texto escrito, ele que promove o desafio e incentiva a descoberta. Dentro desse olhar, os alunos tornam-se sujeitos da própria aprendizagem, da construção do conhecimento. E aprendem não somente a ler e a escrever,mas a ler o mundo à sua volta.
Marcadores:
Didática,
EJA e Seminário Integrador,
Linguagem
domingo, 4 de outubro de 2009
PA
É por meio de projetos que o homem busca a solução de problemas e desenvolve um processo de construção do conhecimento.Quamdo falamos em PA, estamos pensando que os alunos irão construir o seu conhecimento. É partindo de um conhecimento prévio, que é a questão investigadora, que os alunos irão se movimentar, interagir, criar novas aprendizagens. É importante que a questão a ser pesquisada parta da curiosidade, das dúvidas do aluno ou dos alunos.Os PAs favorecem a aprendizagem de cooperação, de trocas e respeito pela opinião e idéias dos elementos do grupo. E sua proposta é que haja aprendizagens num processo construtivo e contextualizado.
Histórias
A literatura infantil é muito significativa para a formação das mentes infantis e juvenis. Ela possui uma linguagem específica e proporciona a criança um contato com o mundo real e imaginário. No caso da criança e até do jovem e adulto em fase de alfabetização, desenvolve o pensar, o sentir e o conhecimento, tanto cronológico quanto espacial. Quando um aluno ainda não alfabetizado faz a narrativa de uma história faz com uma riqueza de detalhes que normalmente são tirados de seu imaginário. Eles tem um domínio da linguagem oral para comunicarem-se e interagirem com os outros. É por meio de imaginação, do inventar, criar e recriar que as possibilidades de expressão, tanto oral quanto escrita se enriquecem.
Assinar:
Postagens (Atom)