segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Síntese

síntese

Os vulcões são fenômenos que deixam os homens perplexos frente as suas ações. Um vulcão pode estar por séculos adormecido e derepente ele entra em atividade e destrói tudo que está ao seu redor. Como os vulcões se formam? é uma questão que nos intrigou e descobrimos através das nossas pesquisas, debates, investigações, que os vulcões são escapamentos de excesso de calor que se encontra no interior da terra. E que de alguma forma esse calor precisa chegar a superfície.

Os vulcões localizados no mar acontecem por causa do afastamento das placas tectônicas existentes no fundo do mar.Há também os vulcões isolados que possuem um grande canal para dentro da terra, chegando a camadas profundas onde as rochas são derretidas devido ao calor. A maioria dos vulcões submarinos estão localizados no Cinturão do fogo do pacífico. Há também vulcões no Atlântico, especificamente na Islândia, que é uma ilha vulcânica, nas Antilhas, no Mediterrâneo e o leste da África.Existem alguns vulcões ativos locaizados fora dessas linhas que são os vulcões isolados.

Os vulcões são classificados em três tipos:

*o venusiano ou vulcanoano, que tem a formação mais imponente dos vulcões. Apresenta um cone de grande altura e um canal principal.

*o peleano, que tem um cone alto,no entanto, a chaminé possui ramificações.

* o havaiano, a lava é muito fluídica e escorre rapidamente de grandes bolsões ou projeções vulcânicas.

Nenhum comentário: