Os Projetos de Aprendizagem são uma proposta dinâmica, que motiva e desafia os alunos a encontrar as melhores soluções para resolver os problemas. Ao lançar um projeto para a turma, o professor compartilha com os alunos a importância de agir coletivamente. O professor deixa de ser o único dono do saber. Todos têm tarefas e responsabilidades. A aprendizagem se dá durante todo o processo e não envolve apenas os conteúdos. Todos aprendem a conviver, a se posicionar, a buscar e selecionar informações e registrar tudo isso.
Quanto a metodologia dos Projetos de Aprendizagem sinto, que há bastante resistência dos professores mais antigos, (e me incluo nesses). Não temos muitos parâmetros para essa nova prática, o que nos deixa apreensivos e inseguros. O que me faz ficar angustiada quanto ao projeto realizado por nós alunas do PEAD é que ele é realizado online. Sinto a necessidade de estarmos frente a frente e juntas, ali no papel, montarmos o projeto. Sei que isso é fruto de uma educação mais antiga e que aos poucos conseguirei dominar. Para se perder o medo de algo e necessário encarar e participar. A experiência de participar e fazer as coisas acontecer costuma acabar com qualquer resistência. Ao longo do Projeto de Aprendizagem realizado na Interdisciplina Seminário Integrador e aplicando Projeto de Aprendizagem com meus alunos, pude perceber que os alunos aprendem melhor quando estudam algo que faz sentido para eles. Eles desenvolvem atitudes como: responsabilidade, seleção e pesquisa de materiais, além de poderem fazer escolhas e exprimir opiniões. Pois na educação, não há uma verdade única, cristalizada. E é mais ou menos isso que acontece em relação aos outros métodos, o professor é o detentor do saber. O aluno recebe as informações prontas e os conteúdos muitas vezes não fazem sentido imediato paea os alunos.
Os Projetos de Aprendizagem são uma evolução porque, os alunos são co-autores de uma realização coletiva e eles aprendem ao longo de desenvolvimento do projeto.
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário