O texto" Alfabetização de Adultos: ainda um desafio" de Regina Hara mostra que a leitura do mundo é diferente da leitura da palavra. Por isso, os adultos não- alfabetizados conseguem interagir na sociedade,; trabalhando, fazendo compras, pagando contas, pegando ônibus etc.
O professor precisa partir daquilo que o aluno já sabe, independente se for criança ou adulto. E para que haja sucesso no processo de alfabetização, principalmente dos alunos da EJA, o professor deve star preparado para trabalhar com eles. Deve proporcionar um bom ambiente de trabalho, ser receptivo ao que esses alunos tem a oferecer(os alunos vêm cansados para a escola). A escola deve oferecer segurança física ao corpo docente e dicente, já que a maioria das escolas que oferecem EJA estão na periferia. Somente assim, esses alunos sentirão prazer em estar adquirindo conhecimentos, que por várias razões a infância tenha lhes negado. Penso que deve ser muito gratificante ver um adulto se alfabetizar e ter condições de escrever um bilhete, carta para alguém de sua estima.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
E como entendes que o professor estaria oferecendo um bom ambiente de trabalho? Como estaria sendo receptivo? Traga exemplos que exemplifiquem tuas colocações...
Beijos
Melissa
Postar um comentário