domingo, 18 de maio de 2008

Xadrez

Achei muito interessantes as atividades feitas no nosso último encontro de Matemática, principalmente a de xadrez. Não sei jogar xadrez e nem sei para que servem cada peça. Mas pude perceber que através do jogo de xadrez pode-se trabalhar uma série de conceitos e noções em todas as áreas do conhecimento. Por exemplo: as coordenadas geográficas em Geografia, lateralidade,números pares e ímpares etc. Muitas vezes vemos o jogo só como um jogo e não com uma ferramenta de múltiplas aprendizagens.

Tempo e Espaço

Somos escravos do tempo e para que não dizer do espaço também. Construimos nossa casa num determinado espaço, trabalhamos num determinado espaço, ocupamos um espaço. E a maioria das pessoas passam suas vidas nesse espaço, que afinal é o ponto de referência nas suas vidas. Vejo que as pessoas constróem o noção de tempo e espaço automaticamente, é uma coisa lógica na vida do ser humano.

Aprendizagens colaborativas

Ao ler os textos sugeridos pela professora para fazer o tralho em grupo no ETC, pude perceber que várias vezes usamos o mesmo método em sala de aula, porém com recursos diferentes.Quando elaboramos um texto no quadro, partindo das idéias dos alunos, estamos fazendo textos colaborativos. Quantas vezes um aluno formula uma frase e um outro faz a correção ou acrescenta mais elementos a essa idéia. è isso que estamos fazendo nesse trabalho em grupo, só usando recursos diferentes.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Avaliaçao de software

Quanta coisa pode-se aprender com uma análise de um software. Como nunca havia trabalhado um software, lá na escola quem escolhe os software são os professores de informática, dessa vez tive que fazer essa escolha. Pedi orientação para as minhas colegas e acredito que sem a ajuda delas não teria conseguido.Há miutos nomes técnicos que não sei o que é e que ales tiveram que me explicar.Tenho muito ainda que aprender e quem sabe assim vou tomando gosto pela informática, coisa que ainda não aconteceu.

Números e operações

Nunca fui muito fã da Matemática. Sempre tive muita dificuldade de entender e assimilar essa matéria.Lembro-me de um professor de matemática , que tive no 1º grau e que tinha uma maneira toda especial de ensinar. Ele explicava de tal maneira, que a matéria se tornava atrativa e fácil de assimilar. E uma frase que ele usava sempre, e que lembro seguido, principalmente quando há trabalhos da faculdade que são muito difíceis de fazer, para não dizer complicados. Por que, parece que há alguns professores que adoram complicar tudo. A frase é: "Para que complicar se dá para fazer fácil"( professor Geraldo Vagner). Quanta sabedoria tinha esse professor ao falar essa frase.

Linha de tempo

Quantas lembranças que estavam guardadas no nosso subconsciente e que no momento que "puxamos" nossa memória, vem a tona. Durante a linha de tempo relembrei de fatos importantes da minha vida , que normalmente não lembro.Palavras ditas, gestos e ações reaparecem.Quantas saudades senti ao fazer essa linha de tempo. Como eu gostaria de voltar no tempo e fazer algumas coisas de uma maneira totalmente diferente. Muitas vezes essas atividades mexem com coisas que gostaríamos de esquecer e que ao relembrar nos trazem uma grande tristeza.